A Nuvem

A Associação Nuvem Vitória, que existe desde 2016, conta histórias de embalar a crianças que estão em hospitais ou outras instituições, que por motivos de saúde (ou outros) as retirem, temporariamente, dos seus ambientes familiares.

Onde estamos?

Hospital de Braga; Hospital de São João (Porto); Hospital de Santo André (Leiria); Hospital de Vila Franca de Xira; Hospital de Santa Maria (Lisboa); Hospital de Cascais; Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão; Hospital Garcia de Orta (Almada).

 

Missão
Desenvolver e promover materiais, ferramentas e competências que propiciem um ambiente favorável a uma noite de sono recuperadora junto de crianças hospitalizadas ou, atuando na sociedade civil em sentido mais lato e abrangente, das crianças em geral.

Visão
A Nuvem Vitória pretende estimular o envolvimento dos pais, familiares e cuidadores, na área da leitura e da narração oral, em diferentes contextos, procurando elevar o nível de literacia das populações bem como estreitar os laços familiares e com os cuidadores em geral.

Colaboradores em privação de sono são menos produtivos e menos capazes de tomarem boas decisões.
A falta de sono é um dos principais motivos para uma produtividade baixa e contribui também para o absentismo laboral.
Promova o descanso da sua equipa com este Programa Corporativo de Sono.

O evento da empresa ou a próxima festa de aniversário pode contar com a presença de um contador de histórias profissional.
Pergunte-nos como!

A plataforma QueroDormir integra a missão  da Nuvem Vitória no desenvolvimento e promoção de materiais, ferramentas e competências que propiciem um ambiente favorável a uma noite de sono recuperadora.
Cientes de que existe muita informação dispersa (e por vezes errada) sobre o sono, nas várias idades do ser humano, reunimos todo o material nacional e internacional numa mesma página, abordando questões como os espaços onde dormimos, as patologias mais frequentes, os hábitos que não nos deixam dormir e rotinas para adormecer. Sempre com acesso a estudos científicos.

No Natal de 2019, voluntários da Nuvem Vitória escreveram contos infantis que Paulo Galindro ilustrou. O livro  “Contadores de Sorrisos” foi desenvolvido para os Centro Allegro, que ofereceram o livro às crianças durante as festas.

Para celebrar também o Dia Internacional do Livro Infantil, em 2018, a Nuvem Vitória criou um pequeno livro para o El Corte Inglés, que foi distribuído gratuitamente.

São apenas dois exemplos das ideias que estamos constantemente a projetar.

Mais informações em breve!

 

Conheça a nossa Política de Privacidade

Parte deste projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE-03-4639-FSE-000364)

ANTES DE SERMOS: O PROJETO PILOTO

Assim que foi oficializada a existência como Associação, a Nuvem Vitória, de uma forma inovadora, propôs-se testar a sua relevância e a mais valia da sua ação.
Fê-lo por que queria estar ciente do seu impacto (positivo) no dia a dia das crianças e famílias que pretendia ajudar, garantindo, simultaneamente que toda a sua atuação, forma de estar e cultura (da Associação) se basearia nas melhores práticas de voluntariado, respeito pelos profissionais e de convivência saudável da futura equipa (voluntários).

No seu ADN estaria uma Equipa de Voluntários – com formação contínua por profissionais qualificados – que ajudariam na criação e implementação de rotinas na Pediatria, criando dinâmicas que visam a hora de desligar aparelhos eletrónicos, arrumar os brinquedos e preparar para dormir – retomando o hábito da leitura da história para adormecer, muitas vezes esquecido, sobretudo em ambiente hospitalar.

Um Projeto com caraterísticas únicas que enquadraria, pela primeira vez em Portugal, o conceito de voluntariado em ambiente hospitalar e, simultaneamente, em período noturno (das 20h00 às 22h00).

Este Projeto Piloto teve início em 2016, com uma periocidade diária semanal (de 2ª a 6ª-feira) , com implementação em pisos selecionados no Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, em colaboração direta com os profissionais de saúde, educadoras e auxiliares;

Numa primeira fase – outubro 2016 a março 2017 – a ação foi desenvolvida com crianças dos 0 aos 18 anos, internadas no Serviço de Internamento Pediátrico do Piso 6, do Hospital de Santa Maria (Hematologia, Neurologia, Metabólicas e Unidade Pluridisciplinar Assistencial).

Durante o Projeto Piloto foi decisão da Direção não fazer qualquer divulgação do mesmo (nem da Associação) de forma a validar o impacto e medir a pertinência da existência desta oferta de voluntariado.

Perante o feedback obtido por parte das crianças (nosso principal avaliador),  famílias e toda a equipa de profissionais que, também de uma forma diária, atuaram como Parceiros fundamentais neste projeto, foi com muito orgulho e um enorme sentido de responsabilidade que nos “Oficializámos” e criámos a Associação Nuvem Vitória.

Vitória, Vitória, vamos começar a Nossa História!

PORQUE O FAZEMOS – MISSÃO DA ASSOCIAÇÃO

  • Organizar ações de voluntariado de leitura/narração oral;
  • Sensibilizar a sociedade civil em geral, famílias e instituições em particular, para a importância do bom sono das crianças e, simultaneamente, para o valor social do voluntariado de leitura/narração;
  • Produzir materiais e comercializá-los, no âmbito da sua missão;
  • Estimular o intercâmbio de práticas, a investigação, a produção e divulgação de informação, no âmbito da leitura/narração oral e do sono;
  • Colaborar com entidades públicas e privadas na promoção do bom sono e da leitura/narração oral;
  • Proporcionar formação e apoio sustentado a profissionais, entidades e cidadãos no âmbito da sua missão;
  • Cooperar e desenvolver ações conjuntas com associações similares, nacionais e internacionais.

    Conheça a nossa Política de Privacidade