THE NUVEM (CLOUD)

The Nuvem (Cloud)
The Nuvem Vitória Association, which has been in existence since 2016, tells bedtime stories to children who are in hospitals or other institutions, who for health (or other) reasons, are temporarily removed from their family environments.

Mission
Develop and promote materials, tools and skills that provide a supportive environment for a restful night’s sleep with children in hospital or, acting in the broader and more comprehensive civil society, with children in general.

Vision
Nuvem Vitória aims to stimulate the involvement of parents, relatives and caregivers, in the area of reading and oral narration, in different contexts, seeking to raise the level of literacy of the populations as well as to strengthen family ties and with caregivers in general.

Know about our Privacy Politic

Part of this project is co-financed by the Social Inclusion and Employment Operational Program (POISE-03-4639-FSE-000364)

ANTES DE SERMOS: O PROJETO PILOTO

Assim que foi oficializada a existência como Associação, a Nuvem Vitória, de uma forma inovadora, propôs-se testar a sua relevância e a mais valia da sua ação.
Fê-lo por que queria estar ciente do seu impacto (positivo) no dia a dia das crianças e famílias que pretendia ajudar, garantindo, simultaneamente que toda a sua atuação, forma de estar e cultura (da Associação) se basearia nas melhores práticas de voluntariado, respeito pelos profissionais e de convivência saudável da futura equipa (voluntários).

No seu ADN estaria uma Equipa de Voluntários – com formação contínua por profissionais qualificados – que ajudariam na criação e implementação de rotinas na Pediatria, criando dinâmicas que visam a hora de desligar aparelhos eletrónicos, arrumar os brinquedos e preparar para dormir – retomando o hábito da leitura da história para adormecer, muitas vezes esquecido, sobretudo em ambiente hospitalar.

Um Projeto com caraterísticas únicas que enquadraria, pela primeira vez em Portugal, o conceito de voluntariado em ambiente hospitalar e, simultaneamente, em período noturno (das 20h00 às 22h00).

Este Projeto Piloto teve início em 2016, com uma periocidade diária semanal (de 2ª a 6ª-feira) , com implementação em pisos selecionados no Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, em colaboração direta com os profissionais de saúde, educadoras e auxiliares;

Numa primeira fase – outubro 2016 a março 2017 – a ação foi desenvolvida com crianças dos 0 aos 18 anos, internadas no Serviço de Internamento Pediátrico do Piso 6, do Hospital de Santa Maria (Hematologia, Neurologia, Metabólicas e Unidade Pluridisciplinar Assistencial).

Durante o Projeto Piloto foi decisão da Direção não fazer qualquer divulgação do mesmo (nem da Associação) de forma a validar o impacto e medir a pertinência da existência desta oferta de voluntariado.

Perante o feedback obtido por parte das crianças (nosso principal avaliador),  famílias e toda a equipa de profissionais que, também de uma forma diária, atuaram como Parceiros fundamentais neste projeto, foi com muito orgulho e um enorme sentido de responsabilidade que nos “Oficializámos” e criámos a Associação Nuvem Vitória.

Vitória, Vitória, vamos começar a Nossa História!

PORQUE O FAZEMOS – MISSÃO DA ASSOCIAÇÃO

  • Organizar ações de voluntariado de leitura/narração oral;
  • Sensibilizar a sociedade civil em geral, famílias e instituições em particular, para a importância do bom sono das crianças e, simultaneamente, para o valor social do voluntariado de leitura/narração;
  • Produzir materiais e comercializá-los, no âmbito da sua missão;
  • Estimular o intercâmbio de práticas, a investigação, a produção e divulgação de informação, no âmbito da leitura/narração oral e do sono;
  • Colaborar com entidades públicas e privadas na promoção do bom sono e da leitura/narração oral;
  • Proporcionar formação e apoio sustentado a profissionais, entidades e cidadãos no âmbito da sua missão;
  • Cooperar e desenvolver ações conjuntas com associações similares, nacionais e internacionais.Conheça a nossa Política de Privacidade