Já foram seis mil horas, 12 mil histórias que animaram as noites de muitas crianças hospitalizadas. Conheça os bastidores da Nuvem Vitória.
“Todas as pessoas gostam de ouvir uma história e todas têm uma história para contar. Mais ainda, se falamos de crianças hospitalizadas ou em instituições”, diz Fernanda Freitas, presidente da “Nuvem Vitória”. Foi com este foco que a Associação foi criada há dois anos. “Queríamos desenvolver um projeto pioneiro na área hospitalar e surgiu a ideia de contarmos histórias à noite, em regime de voluntariado, para promover hábitos de sono saudáveis”.
Em 2016 foi montado o projeto piloto para validar a ideia e, um ano depois, a “Nuvem” era apresentada ao mundo. Hoje, os números são extraordinários: 12 mil histórias contadas em seis mil horas de voluntariado, nível Prestígio no Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change® (um sistema de avaliação de programas de voluntariado) e o reconhecimento da “World Sleep Association” de que este é um projeto único no mundo. Mas os números não espelham tudo o que a “Nuvem Vitória” faz. Para as crianças, é uma forma de, por momentos, esquecerem onde estão. Entram num mundo de sonho a caminho de uma melhor noite de sono. Para a família é também um momento de calma e de diminuição dos níveis de ansiedade, trazendo alguma felicidade em momentos de tanta angústia. São inúmeros os casos de pais que agradeceram a chegada da “Nuvem” para conseguirem convencer os mais pequenos a ir dormir. Alguns deles são hoje voluntários e fazem parte deste grupo que anda pelo Hospital de Santa Maria, Hospital de São João, Hospital de Vila Franca de Xira e o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão a contar histórias.
Campanha de Natal do Lidl
Se estão a surgir mais “nuvens” por todo o país, é também graças ao empenho de empresas como o Lidl, já que, este ano, a campanha de Natal solidária reverte a favor da “Nuvem Vitória”. Iniciada a três de dezembro, decorre até dia 30, e faz reverter um euro para a associação por cada bolo-rei Favorina vendido. Desta forma, nos próximos dois anos, será possível alargar para 10 o número de instituições que irá receber a visita das “nuvens” contadoras de histórias, de norte a sul do país. Além disso, serão organizados mais dois núcleos de voluntariado no Grande Porto e em Lisboa. Até 2020, o objetivo é chegar a 50 mil crianças, com 900 voluntários.
Esta campanha não se resume, porém, a uma ação pontual, fruto das festas. Além da doação monetária, a marca assume a sensibilização para a importância do sono como uma prioridade na sua estratégia de promoção de estilos de vida saudáveis. Aposta, assim, no apoio a uma plataforma online sobre o sono (www.querodormir.pt), desenvolvida pela associação “Nuvem Vitória”, em parceria com a Associação Portuguesa do Sono e um Conselho Consultivo – composto por médicos, psicólogos e outros especialistas – com conteúdo nacional e internacional sobre esta temática, abordando questões tão diversas como os espaços onde dormimos, as patologias mais frequentes, os hábitos que não nos deixam dormir e rotinas para adormecer. Sempre com acesso a estudos científicos.
“Uma boa noite de sono não é um luxo, é uma necessidade, e é essa a mensagem que pretendemos reforçar”, revela Vanessa Romeu, diretora de comunicação corporativa do Lidl Portugal. Melhores noites de sono, promovem uma melhor qualidade de vida e ajudam a estreitar laços familiares – uma preocupação global e transversal na comunicação dos vários países onde o grupo está presente e que se reflete num estudo realizado em parceria com a GFK. Para a realização deste estudo, foram efetuados 500 questionários online, dirigidos a indivíduos portugueses entre os 18 e os 54 anos, pais de crianças entre um e sete anos. Uma das conclusões apresentadas diz respeito às horas de sono, referindo que as crianças e os pais dormem menos do que seria recomendável e que as histórias para adormecer estão a cair em desuso.
“Dormir continua a não ser trendy”, confirma Rita Ferro Alvim, “influencer” e uma das embaixadoras desta campanha. “Focamo-nos muito na alimentação e no desporto e secundarizamos a importância do sono, mas a verdade é que o nosso corpo aguenta algum tempo sem comer ou sem fazer exercício físico, mas não aguenta sem dormir. É cool dizermos que nos levantámos às seis da manhã para irmos correr, mas ninguém diz que ficou na cama a dormir, e a verdade é que isso é tão ou mais importante”.
Ao apoiar a “Nuvem Vitória”, o Lidl Portugal contribuirá para que a associação desenvolva e promova mais materiais, ferramentas e competências que propiciem um ambiente favorável e equilibrado para uma noite de sono adequada às crianças hospitalizadas, mas tão importante como isto, é sensibilizar as famílias portuguesas para a importância de se lerem histórias para adormecer, de forma a proporcionar um descanso mais feliz.
Originalmente publicado em Magg