Notícia
VITÓRIA, VITÓRIA… VAMOS CONTAR UMA ESTÓRIA
O Hospital Vila Franca de Xira vai implementar o projeto Nuvem Vitória, uma iniciativa que visa proporcionar noites mais tranquilas e felizes às crianças internadas, bem como aos seus familiares e acompanhantes. A equipa de voluntários deste projeto será constituída por colaboradores do HVFX e por elementos da comunidade que desejem participar.
Para integrar esta equipa, envie um email para comunicacao.interna@hvfx.pt.
Saiba mais em www.nuvemvitoria.pt
+ 3 perguntas a
Fernanda Freitas Jornalista fundadora da Associação Nuvem Vitória
Descreva-nos a Nuvem Vitória…
A Associação Nuvem Vitória nasceu em 2016 e tem como missão principal contribuir para melhorar o sono das crianças, nomeadamente em hospitais ou outras instituições que por motivos de saúde ou outros, temporariamente, as retirem dos seus ambientes familiares. Temos como objetivo principal a criação e implementação de rotinas na Pediatria, criando dinâmicas que visam a hora de desligar aparelhos eletrónicos, arrumar os brinquedos e preparar para dormir – retomando o hábito da leitura da história para adormecer, muitas vezes esquecido, sobretudo em ambiente hospitalar. De 2ª a 6ª feira, das 20.00 às 22.00, voluntários organizados em duplas, contam histórias de embalar às crianças internadas, assim como aos seus cuidadores.
Em que hospitais e instituições estão presentes e quantos voluntários têm?
A Nuvem Vitória já conta histórias no Hospital de Santa Maria há mais de um ano, desde outubro de 2016, e já formou os voluntários que irão integrar a primeira equipa do Porto, ainda este ano. Já planeamos a nossa chegada ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e a uma Fundação de acolhimento de crianças e jovens em Lisboa mas ainda sem datas. Ao todo são cerca de 120 voluntários formados e mais de 150 candidatos em standby. Adorávamos chegar a Vila Franca de Xira!
Que diferenças notam nas crianças a quem lêem histórias em ambiente hospitalar?
Esta prática permite a sublimação dos ambientes hostis em que a criança está mais fragilizada. Alguns autores reforçam que a leitura em contexto hospitalar pode ajudar o próprio diagnóstico do paciente, na prevenção do aparecimento de novas doenças e na diminuição dos problemas emocionais. Por alguns momentos, as crianças (e os cuidadores) são remetidos ao mundo maravilhoso da imaginação tornando a sua estadia no hospital mais amena. Temos testemunho das educadoras, enfermeiras e mães no site… e de alguns cuidadores que já são voluntários, uma vez que viram o efeito das histórias com as suas crianças internadas.
Originalmente publicado em + Vida