“Crianças do Santa Maria ouvem histórias para adormecer”

“Na data em que se assinala o Dia internacional do Voluntariado, a TSF acompanhou a Associação Nuvem Vitória: conta histórias às crianças internadas no Hospital de Santa Maria depois da hora de jantar.

Tudo começou em 2016. A ideia partiu de Fernanda Freitas, jornalista e presidente da associação, e de Pedro Dias Marques, advogado e vice-presidente. O objetivo foi “trazer alguma inovação para o voluntariado, arranjar alguma resposta social que ainda não existisse”, explica Fernanda Freitas, acrescentando: “Assim nasceu esta ideia de fazer voluntariado com contadores de histórias, todas as noites, feriados inclusive.”

Reportagem da TSF com a Associação Nuvem Vitória

 

Primeiro, o teste: depois de várias formações com médicos especialistas no sono, outros profissionais de saúde, pais e cuidadores, conta Fernanda Freitas, foi usada uma metodologia para a maneira de contar histórias às crianças, para lhes proporcionar uma boa noite de sono. Os resultados foram positivos e a metodologia aprovada. Volvidos seis meses, o projeto transformou-se na Associação Nuvem Vitória.

De um piso na Pediatria do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, a ação de voluntariado passou para dois pisos e de 60 contadores de histórias passou para 120. E mais de 200 pessoas já estão em lista de espera, uma vez que a associação tem previsto abrir mais três núcleos no país – no Porto, em Vila Franca de Xira e em Alcoitão.

Formação para voluntários

“A nossa questão não é tanto a necessidade de voluntários, mas sim de núcleos e de hospitais que de facto confiem no nosso trabalho e que este é, de facto, uma mais-valia”, refere também a presidente da Nuvem Vitória.

Os voluntários são profissionalizados, ou seja, antes de “entrarem em ação”, os voluntários têm de fazer uma formação com profissionais de saúde e depois a associação dá-lhes um manual de voluntariado e um guia de procedimentos.

Apesar de a Associação Nuvem Vitória estar a espalhar-se pelo país, a ideia é alargar para “pelo menos um núcleo em cada capital de distrito e nas ilhas”. Mas o problema “é que a equipa precisa de verbas, porque para fazer a formação em Lisboa já é complicado, à distância ainda é mais, mas tenho a certeza que vamos encontrar os apoios certos”, afirma ainda Fernanda Freitas.

Para celebrar o Dia Internacional do Voluntariado, que se assinala esta terça-feira, a Nuvem Vitória vai estar esta tarde no hospital de Vila Franca de Xira para apresentar a associação.”

Originalmente publicado em TSF

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *