BRAGA: Voluntários começam a contar histórias de adormecer a crianças internadas na Pediatria em Braga

 In Notícias

“O Dia Mundial do Sono, que se assinala esta sexta-feira, dia 15 de março, irá marcar o arranque de uma parceria entre o Hospital de Braga e a Associação Nuvem Vitória, que irá resultar num programa de voluntariado no serviço de Pediatria, em que os voluntários da associação irão passar a ler histórias, antes da hora de adormecer, a todas as crianças ali internadas.

A iniciativa terá lugar nos dias úteis, entre as 19:30 e as 22:00 horas, segundo revelou hoje fonte do hospital em comunicado enviado a O MINHO.

A equipa de voluntários é composta por cerca de 80 pessoas, que diariamente passam a deslocar-se ao internamento de Pediatria com missão de sensibilizar para a importância do bom sono e da leitura e, ainda, para contribuir para a melhoria do bem-estar das crianças e jovens.

“Esta parceria com a Associação Nuvem Vitória é mais uma das muitas que o Hospital de Braga tem vindo a desenvolver e são uma forma “de abrir portas à comunidade que nos rodeia, permitindo que as instituições aqui desenvolvam as suas atividades enquanto as crianças estão a passar por um momento de maior fragilidade”, salienta a Administradora Executiva do Hospital de Braga, Maria Barros, citada no texto. Acolher projetos que permitam “ajudar a aliviar o tempo que as crianças aqui passam internadas”, tem sido o mote destas parcerias, destaca Maria Barros.

Almerinda Pereira, ao centro, é a Diretora do Serviço de Pediatria do Hospital de Braga. Foto: Divulgação / Arquivo

A Diretora do Serviço de Pediatria do Hospital de Braga, Almerinda Pereira, realça a componente terapêutica desta parceria que “para além de estimular o gosto pela leitura, espera-se que, tenha, também, efeitos na melhoria do bem-estar dos utentes internados”.

Fernanda Freitas, a Presidente da Direção da Associação Nuvem Vitória, salienta que o impacto das ações de voluntariado, ao longo de mais de dois anos de trabalho, tem sido “extremamente positivo, não só junto das crianças que ficam mais serenas, mas também junto dos cuidadores que, no final de um dia de internamento, também encontram nas histórias de embalar um momento de maior tranquilidade. Estamos muito felizes por poder trazer este projeto até Braga.

A Associação Nuvem Vitória nasceu em 2016 e tem como missão principal contribuir para melhorar o sono das crianças, nomeadamente em hospitais ou outras instituições, que por motivos de saúde ou outros, temporariamente, as retirem dos seus ambientes familiares. A Nuvem Vitória tem já cerca de 300 voluntários nas pediatrias do Hospital de Santa Maria (Lisboa), São João (Porto), Vila Franca de Xira e Alcoitão e com esta nova parceria abre no Hospital de Braga o seu quinto núcleo de voluntários a nível nacional.”

 

Originalmente publicado em O Minho

Notícias Recentes